terça-feira, 29 de setembro de 2009

Conhecendo a raça SHIH TZU!




APARÊNCIA

O Shih-Tzu é uma raça de cães originária do Tibete. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São parentes muito próximos do Lhasa Apso.Os shih-tzu tem expectativa de vida de 15 anos.


CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Seu porte altivo é a sua característica principal. A pelagem é comprida e sedosa com um bom sub-pêlo. É chamado de cão crisântemo por causa do aspecto de sua cara. Sua cabeça é redonda e os olhos bem separados. O focinho é quadrado e curto não possuindo rugas. A altura do Shih-Tzu varia entre 20 e 28 cm e seu peso fica normalmente entre 4 e 7,5 kg. O rabo é muito peludo, elevado e encurvado sobre o dorso.
Os Shih-Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares tenham uma marca branca na cabeça


TEMPERAMENTO

Os cães da raça Shih-Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. São bastante educados com relação à suas necessidades fisiológicas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentos observados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, pois não late em excesso nem destrói a casa.


HISTÓRIA

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.
Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tz.


Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org).

2 comentários:

  1. comprei um e adorei! recomendo!!
    é tudo isso mesmo que está escrito..

    ResponderExcluir
  2. Foi o presente mais desejado da minha filha de 8 anos...ele tem 02 meses e é um encanto...estamos apaixonados...o que está difícil é educar para fazer xixi e coco no lugar correto e parar de chorar a noite quando se sente sozinho...estou revivendo a época da minha filha quando era uma recém nascida...kkkk...mas ele é tão lindo que compensa...

    ResponderExcluir